quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Visita técnica ao bairro Babilônia em Bom Despacho-MG

VISITA TÉCNICA  

Considerações iniciais:
A visita técnica com os alunos do sexto período do curso Arquitetura e Urbanismo da Unipac ao bairro Babilônia tiveram a finalidade de entendimento e o conhecimento sobre a topografia e o entorno da área escolhida para a implantação de um conjunto habitacional.

Caracterização da área:
O terreno é localizado no bairro Babilônia uma região periférica da cidade de Bom Despacho.
Ele é composto de uma topografia acidentada, morros e vales, subidas e descidas bem acentuadas, muitas vias sem calçamento.
Por ser um bairro relativamente novo, seu entorno é caracterizado por áreas rurais e poucas residências e possui poucos equipamentos coletivos.
Poucas vegetações são encontradas no local, destacando-se uma grande árvore em um terreno rochoso na área central do terreno.

Desenvolvimento da visita:
Ao chegar ao terreno, logo nos deparamos com uma pequena praça ainda em desenvolvimento e um Cristo ao centro.
O acesso principal do bairro é uma subida muito íngreme, dificultando o assentamento da terra que quando chove causa varias erosões como vimos por lá                      As poucas ruas que se encontram próximas ao Cristo são pavimentadas com asfalto e as demais ainda se encontram sem nenhum tipo de pavimentação e poucos são os equipamentos coletivos encontrados, tais como um orelhão e um Centro Educacional.
Visitamos a área que será implantada o conjunto habitacional, com grandes desníveis e platôs, dificultando a construção.
Percebe-se ainda a presença de postes para a iluminação do bairro. A área onde será implantado o conjunto habitacional possui poucas vegetações, topografia acidentada e poucas áreas regulares.

Observações:
Observamos que o bairro se encontra em decadência com a infra-estrutura e a meso estrutura, onde maioria dos moradores é prejudicada pela chuva ou pela poeira, impossibilitando o acesso, com conseqüência das chuvas causa as erosões formando grande buracos. Um loteamento que deveria ter um cuidado maior devido ter uma topografia muito acidentada
 Outra característica importante e notável é a topografia encontrada. Devido aos grandes desníveis é importante pensar em novas tipologias para as habitações populares.
A árvore de grande porte encontrada na parte antes reservada para a praça também é um aspecto marcante do local e que deveria ser mantida.
Análise:
 A visita técnica nos auxilia na hora de projetarmos, por possuir uma topografia acidentada é importante ressaltar a necessidade de se pensar em novas tipologias para as residências, aproveitando melhor os desníveis existentes.
Deve-se propor também a inserção de mais equipamentos coletivos para uma maior integração entre os moradores, evitando assim a segregação entre os bairros.

Aluno: Manoel Antonio
6° período de Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário