terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ambiente Tecnogênico

Recentemente a Prefeitura de Nova Serrana, junto com a secretaria de desenvolvimento urbano realizaram obras de limpeza dos ribeirões da cidade. A limpeza foi realizada com a autorização prévia para intervenção emergencial em corpo hídrico.
A limpeza dos ribeirões teve inicio no bairro São Geraldo e passa por toda extensão urbana da cidade, trazendo benefícios a centenas de moradores que residem nas proximidades
Os ribeirões estavam em situação de calamidade, devido aos próprios moradores jogarem lixo e esgoto, animais mortos, e muitas outras coisas nos ribeirões.
A intervenção teve pontos positivos e negativos. A limpeza dos ribeirões diminuiu os foscos de dengue, mosquitos, pernilongos, ratos,baratas, doenças, alem da redução do mau cheiro nas ruas.
O problema foi a retirada da mata ciliar em alguns pontos do ribeirão. A mata ciliar é a vegetação nas margens de córregos, rios, lagoas e nascentes, é fundamental para proteger o solo contra erosões,Com a chuva, a terra é desgastada, indo para o rio,
o qual fica assoreado, tendendo a ficar cada vez mais raso. Isso também diminui a qualidade da água, afetando os ecossistemas que habitam o rio, acarretando no desequilíbrio das relações ecológicas da região.
Valeria L.H - 4º Arquitetura e Urbanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário