terça-feira, 12 de outubro de 2010

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
ÁREA DE INTERVENÇÃO NO BAIRRO BABILÔNIA EM BOM DESPACHO - MG

Considerações iniciais:

            O objetivo da visita técnica é conhecer o terreno destinado à implantação de um conjunto habitacional e avaliar as potencialidades e as  abrangências de suas estruturas topográficas, planimétricas, altimétricas e o entorno, sobre a orientação e coordenação dos professores Marco Antônio e Aline.

Caracterização da área:

 

            Constatamos com a visita que se trata de um terreno muito acidentado, com grandes declives e aclives, com pouca área verde, sendo que a APP é uma área de inundação periódica.
            O terreno encontra-se na periferia urbana com uma única via de acesso com pouco ou quase nenhum equipamento urbano, sendo que o bairro mais próximo encontra-se afastado.
            Constatamos também que a meso-estrutura está muito precária com alguns pontos de servidão de energia elétrica e água sem saneamento básico e com algumas fossas negras.

Desenvolvimento da visita:


            Ao chegarmos ao ponto de encontro marcado tivemos uma explanação da visita pelo professor Marco Antônio sobre os parâmetros aos quais deveríamos ficar atentos quanto a avaliação e estudo do terreno considerando sempre a infra-estrutura, meso-estrutura e super-estrutura, bem como avaliar o que já se encontrava implantado no local como no entorno.
            Visitamos vários pontos de relevância no terreno como numa área crítica onde houve retirada de material causando uma grande cratera.
            Na parte mais baixa do terreno onde se encontra a área de preservação que por condições topográficas coloca-a como receptora de quase todas as águas pluviais e conseqüentemente ficará inundada na temporada das chuvas.
            Avaliamos também algumas construções já implantadas, tipologia, materiais usados, técnicas construtivas, etc.


Observações:

·        A falta de planejamento de implantação do atual projeto urbanístico.
·        A segregação devido ao afastamento perimétrico do terreno em relação à cidade, aos bairros mais próximos.
·        A topografia acidentada.
·        A arquitetura espontânea de todas as construções.
·        A dificuldade de implantação devido ao custo de saneamento básico.

Análise:

            Com a visita técnica pude ter nova visão sobre como desenvolver minha proposta de projeto, modificando diretamente a implantação sentido curvas de níveis, gabaritos de construções e leitura com o entorno.

 

Atual estrutura de mobilidade urbana dos moradores. É possível?


Helder Ferreira da Cruz - 6° período Arquitetura e Urbanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário