terça-feira, 26 de outubro de 2010

Percepão Ambiental – UNIPAC – Campus Bom Despacho

Psicogeografia é o estudo de uma proposta principalmente da vanguarda antiarte situacionista na qual se pretende entender os efeitos e as formas do ambiente geográfico, ordenado conscientemente ou não nas emoções e no comportamento.
 Uma das estratégias mais conhecidas da psicogeografia, ainda que não a mais importante, é a deriva, modo de comportamento experimental ligado às condições da sociedade urbana: técnicas da passagem rápida por ambiências variadas.
O espaço urbano de um campus universitário pode ser palco de descobertas, experiências estéticas e didáticas, encontros e desencontros.
Realizamos um percurso no campus, onde observamos como estava sendo a utilização desses espaços e o comportamento dos individuos.
No prédio II, em alguns andares, os fluxos de pessoas nos corredores é bem grande, tornando os corredores cheios e apertados, as escadas no andar de baixo são utilizadas como assento, já que no local não possui bancos nas imediações.
Saindo do prédio II temos algumas praças com mesas e bancos, são utilizadas para lanches, conversas e estudos, porém nos dias chuvosos são inúteis por serem ao ar livre.
O teatro de arena é um espaço pouco utilizado, com iluminação fraca para o local, o acesso é longe do prédio I.
O tráfego dos alunos entre prédio I e II é feito entre os carros que estão no estacionamento, sem faixa de pedestre, ou sinalização qualquer, em dias de chuvas é um caos, pois também é ao ar livre não tendo comunicação fechada entre o prédios
A cantina  tem uma aglomeração maior de pessoas, é um espaço destinado a interação, lanches, mas que ainda deixa a desejar e com umas novas bancadas para utilização de seus computadores.
 Logo a frente temos o hall da faculdade, é a entrada principal, aonde acontece alguns eventos e fluxo de pessoas é grande, durante início e final de aulas, com faixada não muito legal.
Com este percursso pode-se concluir que existe algumas falhas no projeto, mas que podem ser melhoradas, e os espaços da Unipac é utilizado de acordo com as necessidades dos alunos apresentadas no dia a dia, espaços indeterminados.
            Ao projetarmos um ambiente devemos pensar nos espaços urbanos, externos e internos, no fluxo de pessoas que vão estar utilizando.

Kênia  Martins -  Arquitetura e Urbanismo – 4º Período

Nenhum comentário:

Postar um comentário