sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Relatório Técnico

Foi proposto para os alunos do 6º período dentro da disciplina de Projeto 5 e Estudos Urbanos 2  um projeto desenvolvendo um conjunto habitacional, com o foco em projetar e resolver não apenas área residencial mas também  a infra-estrutura, área institucional, a pós ocupação, dentre outros aspectos importantes que em sua maioria são irrelevantes nos conjuntos existentes.
Deste modo, foi feita no dia 28 de agosto uma visita técnica juntamente com o professor Julio, para melhor entendimento do terreno e seu entorno e para melhor aplicação no projeto.
 O terreno está localizada no bairro Babilônia em Bom despacho, na parte posterior a principal entrada do bairro que é o Santa Lucia.
O babilônia é um bairro mais recente, em sua entrada há uma área de brejo, com a passagem o córrego da areia. O terreno é composto por vários acidentes geográficos onde sua entrada tem um grande aclive com o topo bem alto em relação a cidade, por isso a existência do Cristo na praça Senhora do Sol. Seu solo cascalheira, na qual a maioria das ruas são de cascalhos, mas existe o projeto de total asfalto no local.
                                  
O bairro vem crescendo bastante nos últimos anos, devido a sua frente ser compostas por bairros com escolas, comércio e bastante residências, porem na parte onde ficará o conjunto habitacional, ou seja, a parte posterior do bairro está rodeada por área verde e pouco urbanizada. O terreno está atrás da praça onde se encontra o Cristo com aclive na parte de trás.
                      
Na entrada do terreno se encontra um local bem erosivo, onde  retiram terra para fins não identificados, um local bem fundo, perigoso, que com certeza no futura causará transtorno para os moradores. 

As áreas contem poucas árvores, apenas vegetação baixa.
                         

A área destinada á praça tem o solo rochoso, com uma grande e bela árvore que ressalta no meio da vegetação baixa.
                             
O terreno já esta com as ruas demarcadas, tem postes, e quarteirões, porem não há casas no local, apenas na parte posterior, que não pertence ao loteamento existe uma fazenda.
                           
A área é um pouco complicada para uma construção de casas ainda mais popular, requer um estudo para melhor implantação não só das residências mas também da área institucional, ruas a serem remanejadas, devido as águas pluviais e o melhor aproveito da topografia.
Carolina de Sousa Freitas





Nenhum comentário:

Postar um comentário