quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Visita Técnica ao Terreno no Bairro Babilônia

 Relatório Visita Técnica


1. Considerações Iniciais.

Visita técnica realizada por alunos e professores do 6º período de Arquitetura e Urbanismo assimilando os conhecimentos adquiridos por meio de orientações exercendo a relação teoria e prática, cujo objetivo é analisar as condições geográficas e socioeconômicas do terreno o qual será inserido um Conjunto de Habitação de Interesse Social.

2. Caracterizações da Área

A área situa-se na periferia de Bom Despacho e conta com uma área de preservação extensa. O terreno apresenta áreas bem acidentadas com grandes elevações e declives acentuados.
Próximo ao terreno podemos constatar algumas casas já habitadas porém em má estado tanto no que diz respeito à estrutura quanto à rede de esgoto, água encanada, energia elétrica.
Existe também um pequeno córrego ao fundo do vale, o que proporciona ao terreno uma área fresca muito agradável.

3. Desenvolvimento da Visita

A visita teve inicio às nove horas da manhã aproximadamente. O primeiro local analisado foi a praça do Cristo, localizada na chegada do futuro conjunto habitacional. Esta praça possui formato de um circulo formando uma rotatória com uma escultura ao centro do Cristo.
Logo após nós nos direcionamos ao terreno para futuras análises.
Constatamos que o terreno além de muito inclinado, seu solo é pobre, poroso e muito permeável. Exite também uma formação rochosa em parte do terreno o que dificultará a implantação dos edifícios.

4. Observações 

O terreno não possui infra-estrutura, não é de fácil acesso, não possui linha de ônibus próximo, fica longe do centro da cidade e de todos os recursos como escola, comércio, hospital, posto de saúde.

5. Análise

Enfim, após analisarmos todas as características do terreno constatamos a existência de algumas edificações espontâneas no entorno, apesar do local não ser muito adequado.
Tendo em vista a topografia haverá dificuldade quanto à disposição dos lotes, implantação das edificações, drenagem de todo terreno, inclusive na pavimentação.


Liliane Coelho
6º Período
Arquitetura e Urbanismo/Unipac - Bom Despacho

Nenhum comentário:

Postar um comentário