terça-feira, 12 de outubro de 2010

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA – IMPLANTAÇÃO DO CONJUNTO HABITACIONAL NO BAIRRO BABILÔNIA EM BOM DESPACHO - MG

Considerações iniciais:

            O objetivo da visita técnica foi analisar o terreno onde implantaremos o conjunto habitacional, relevando características como a topografia do terreno e seu entorno, vetores de crescimento, ventos dominantes, insolação, existência de equipamentos urbanos, gabaritos das edificações, etc, sendo que tais características influenciam diretamente na produção do projeto. A visita foi coordenada pelo professor de Estudos Urbanos II, Marco Antônio e a professora de projeto V, Aline.


Caracterização da área:

            Trata-se de um terreno na periferia de Bom Despacho que possui um relevo com grande irregularidade, sendo uma área bem acidentada onde acontece a vertente das águas pluviais. Uma pequena parte dele é de solo rochoso, contendo grandes pedras difíceis de serem manuseadas. O terreno possui dois grandes platôs, propícios a implantação das residências. Foi detectada uma fenda aparentemente causada pela ação de algum indivíduo. A vegetação rasteira é predominante em todo o terreno, possuindo apenas algumas árvores de porte maior. Em seu entorno vemos uma área de preservação permanente que fica numa área de inundação. O terreno é cercado por fazendas. O acesso é feito por uma única avenida, sendo sua meso-estrutura ainda problemática. O bairro possui pouca iluminação e poucos equipamentos urbanos. As edificações são de gabarito baixo, e o acabamento externo é de arquitetura espontânea.




Desenvolvimento da visita:

            Começamos a análise do terreno pela avenida principal de acesso e pela Praça do Cristo, que é um equipamento urbano destinado ao novo bairro. Observamos vários pontos importantes do terreno, começando por seu acesso principal, passando pela vertente das águas pluviais, área de preservação permanente, a fenda causada por algum indivíduo, os desníveis acentuados, os grandes platôs.
            Andamos por toda a área destinada a implantação do conjunto habitacional, observando seus limites, seu entorno, seus vetores.
            Observamos uma infra-estrutura de desnível acentuado, uma meso-estrutura problemática e uma super-estrutura de arquitetura espontânea.


Observações:

            Os pontos observados e criticados foram a implantação atual das vias públicas, afastamentos dos terrenos, a implantação das casas existentes, o descaso com a meso-estrutura, o relevo do terreno.

Análise:

            A análise do terreno faz com que tenhamos uma maior sensibilidade ao projetar, observando os pontos relevantes e não cometer os mesmos erros projetuais e urbanísticos já existentes na atual implantação do conjunto habitacional.


Juliana Pereira da Costa - Arquitetura e Urbanismo – 6° período

Nenhum comentário:

Postar um comentário