quinta-feira, 28 de outubro de 2010

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA


CONJUNTO HABITACIONAL BABILÔNIA – BOM DESPACHO – MG
DISCIPLINA : ESTUDOS URBANOS II – PROF. MARCO ANTÔNIO
ALUNO : MAGNO ANTÔNIO HORÁCIO


OBSERVAÇÕES DO LOCAL DE IMPLANTAÇÃO DO CONJUNTO HABITACIONAL E MEDIDAS ADOTADAS NO ESTUDO DO PROJETO URBANÍSTICO

ANÁLISE TOPOGRÁFICA


Após o estudo da planta topográfica disponibilizada, observou-se um desnível considerável no terreno com desníveis intensificados mediante á erosões, sendo assim optou-se por implantar um eixo de via ante á esse desnível, aproveitando a própria curva de nível e implantando uma área de preservação e um parque ecológico onde é jogado o eixo de drenagem. Sobre a área mais nivelada do terreno implantou-se as unidades habitacionais e os equipamentos urbanos da área institucional.

ANÁLISE GEO-CLIMÁTICA

A intensidade dos ventos será amenizada no parque ecológico, assim sendo, irá chegar às unidades com menor velocidade e mais filtrado pelas árvores, mesmo com menor velocidade ele terá condições de fluxo dentro do conjunto.
Foi feito um estudo de insolação onde ambientes de uso intenso deverão receber sol matinal e de uso menos intenso sol da tarde.

ANÁLISE URBANÍSTICA

Levando em consideração o desenvolvimento de Bom Despacho, o conjunto habitacional localizado no bairro Babilônia foi implantado de acordo com a tendência de expansão urbana, desnível, e facilidade de acesso por vias vindas diretamente do centro, além de uma via projetada longitudinalmente que corta o conjunto. Para facilitar a drenagem interna do conjunto, as vias internas serão compostas por pavimentação de fácil escoamento das águas, e jardins gramados. Com o alto grau de desnível do terreno, foi adaptado no projeto um parque arborizado evitando que se formem alagamentos durante os períodos chuvosos, vale ressaltar que ao lado do parque encontrasse uma área de preservação.
O projeto das habitações conta com edifícios serpertinados no terreno de 2 pavimentos e 2 apartamentos cada, cada um com 49m²  totalizando 168 Apartamentos ao todo; e 14 casas de 39m² em lotes de 10x20m. Sendo assim, será construídas 182 unidades habitacionais.
A integração de assistência social é importante nas áreas, portando há um espaço central destinado à construção de um CRAS – Centro de Referência de Assistente Social com espaço de lazer, salão comunitário e Quadra de futebol.


ANÁLISE SÓCIO-ECONÔMICA

O desenvolvimento do projeto teve por base o diagnóstico apresentado das famílias e será de uso residencial, evidenciando espaços de convivência priorizando a cultura local.

ANÁLISE ARQUITETÔNICA

O projeto busca harmonizar as linhas fortes e simples, diferenciando-as pelo conjunto. As formas do edifício propõem uma visão sintética em que os espaços propostos são representados sem interferências plásticas. No tratamento das formas, que valorizam a volumetria e respeitam o caráter residencial, evidencia-se a procura por um ideal de pureza. Finalmente, a modernidade transparece no estilo arquitetônico, que corresponde aos conceitos tecnológicos aplicados na obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário