terça-feira, 26 de outubro de 2010

Estudo de caso – Ambiente tecnogênico

O estudo de caso apresentado refere-se ao trabalho acadêmico Expansão urbana e degradação ambiental do Córrego do Gramado no município de Presidente Prudente-SP. idealizado por Bacharelandas em Geografia pela FCT-UNESP. O objetivo principal desse trabalho é de mostrar como a expansão urbana e a ocupação das vertentes no município de Presidente Prudente-SP, juntamente com a falta de educação ambiental da comunidade e de ações do poder público para fiscalizar a conservação dos recursos naturais e melhorar o ambiente degradado, vêm contribuindo para com a degradação do meio ambiente.
Através disso, foi feita uma análise do conjunto habitacional José Reis localizado na zona leste, que foi implantado próximo ao Córrego do Gramado, causando uma série de impactos ambientais no curso d’água. O projeto foi aprovado em 2002, e previa a construção de 153 casas e instalações de infra-estrutura (asfalto, energia elétrica, esgoto e água), portando foram feitas só as habitações e a infra-estrutura ainda não foi instalada. Com um terreno um pouco acentuado e sem rede de drenagem, as águas descem com velocidade causando erosões e assoreamentos no córrego. Quanto ao saneamento, não há tratamento de esgoto, o que existe é apenas a coleta e os efluentes são jogados no córrego Mandaguari. A coleta de lixo é feita três vezes por semana, com a falta de consciência e educação ambiental, os habitantes jogam lixos no fundo do vale e áreas não loteados, associam assim esses locais com áreas de depósitos tecnogênicos.
De acordo com a classificação de Fanning e Fanning apud Peloggia (1989), podem-se classificar os depósitos tecnogênicos urbanos, conforme o material que constitui o solo e merece destaque porque foram encontrados no córrego e nas áreas à montante, os seguintes conceitos:
1. Materiais Úrbicos: são detritos urbanos, materiais terrosos que contêm artefatos manufaturados pelo homem moderno, fragmentados como tijolos, vidros, concreto, asfalto, pregos, plásticos, metais diversos, pedra britada, cinzas, todos provenientes de detritos de demolição de edificações;
2. Materiais Gárbicos: são depósitos de materiais detríticos com lixo orgânico, de origem humana e que apesar de conterem artefatos em quantidades muito menores que o dos materiais úrbicos, são ricos em matéria orgânica para gerar metano em condições anaeróbicas.
O crescimento desordenado e progressivo vem causando conflitos desastrosos ao meio ambiente, Por isso, é extremamente necessária a conscientização da população acerca
da necessidade de se proteger o meio ambiente natural, conhecer os instrumentos legais e os impactos de sua utilização.
           
Referência: www.amigosdanatureza.org.br/noticias/358/trabalhos/352.degradacaoambiental.pdf+estudo+do+caso+tecnogenico


Adilson Júnio – 4° período

Nenhum comentário:

Postar um comentário