segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Percepção Ambiental - UNIPAC campus Bom Despacho

Após fazermos um breve percurso pela faculdade podemos perceber que os equipamentos são usados conforme as formas e necessidades são estabelecidas.
Ao sairmos da sala percebemos que os corredores e escadas, que são espaços de circulação, estavam cheio de pessoas paradas e conversando. As escadas serviam como assentos.
Deixando o prédio II passamos pelo estacionamento, que estava vazio por ser um dia de chuva.
Há ali um teatro de arena, o local é pouco iluminado e utilizado pelos alunos.
No prédio I há uma marquise onde alunos permanecem abrigando-se da chuva. Ali mesmo no estacionamento existem algumas pracinhas com mesas e bancos, mas, que em dias chuvosos não são utilizados, ao contrario dos outros dias que são bem freqüentadas para lanches, conversas e estudos.
Saindo dali passamos pelo hall da faculdade, o lugar é bastante utilizado pelos alunos formando uma pequena aglomeração. Por ser a entrada principal e um lugar bem amplo as pessoas permanecem ali para conversas, encontros ou até mesmo só estão de passagem. Por não haverem bancos as jardineiras têm a função destes.
Passando pela cantina podemos ver uma aglomeração maior de pessoas, pois se trata de um lugar que pode ser utilizado para várias funções. Ali observamos pessoas lanchando, conversando, estudando e usando seus computadores nos locais destinados a estes. Apesar de existirem mais locais de convivência dos alunos a cantina estava mais cheia pelo fato de ser um dia chuvoso e este ser um dos poucos lugares de convívio cobertos.
Concluo assim que os espaços da UNIPAC são usados de acordo com as necessidades apresentadas no momento. Então, ao projetarmos um ambiente devemos pensar nas varias opções de uso que este espaço pode proporcionar.

Alice Martins Papini – Arquitetura e Urbanismo – 4° Período

Nenhum comentário:

Postar um comentário