domingo, 17 de outubro de 2010

MAPA PSICOGEOGRÁFICO - CAMPUS UNIPAC BOM DESPACHO

  Segundo o situacionista Guy Debord, a psicogeografia é o estudo das leis do meio-ambiente geográfico e seus efeitos específicos nos sentimentos e desejos dos cidadãos de uma cidade. A paisagem urbana não seria apenas uma coleção de vias, construções, mas também um mapa emocional dos seus habitantes.
Em busca dessa percepção nós alunos do 4o Período de Arquitetura e Urbanismo, realizamos um tour no campus da Unipac Bom Despacho.
  Iniciamos o trajeto saindo da sala de aula no 2o prédio, percebe-se que pela falta de áreas de convivência no local, os corredores e escadas são utilizados pelos alunos para essa finalidade, encontramos pelo caminho diversas pessoas sentadas nos degraus lanchando e conversando.
  Ao chegarmos no estacionamento central, nos deparamos com as praças, que são bastante utilizadas pelos alunos, mas que nesse dia estava praticamente vazia, pois havia chovido um pouco antes, e como o local não é coberto, os assentos estavam molhados.
  A arena cultural estava abandonada, apesar de ser um espaço amplo e recém inaugurado, não é utilizada pelos alunos, talvez por estar um pouco afastada dos locais de circulação e também por ser pouco iluminada.
  Na cantina encontramos uma grande concentração de pessoas e muito barulho, como é uma área coberta e faz a ligação de salas de aulas e a administração, os alunos concentram mais por ali, para lanchar, realizar atividades extra classe e também para o uso do laptop, uma vez que há no local duas bancadas para essa finalidade.
  Terminamos o trajeto no hall, um espaço amplo e de grande circulação, que apesar de possuir poucos locais para se sentar, havia grande concentração de pessoas de pé ou sentadas nas jardineiras em volta.
  Realizando essa analise, pude perceber que a psicogeografia é uma importante ferramenta para nós arquitetos na hora de projetar, e como os espaços podem ser utilizados de formas diferentes pelos usuários, do que foi destinado. Revelando a grande importância de se projetar deixando os espaços abertos a apropriação do usuário.

Angelo Sousa
4o Período Arquitetura e Urbanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário