domingo, 24 de outubro de 2010


ANÁLISE -  IMPLANTAÇÃO DO CONJUNTO HABITACIONAL NO BAIRRO BABILÔNIA, BOM DESPACHO - MG


Considerações iniciais:
Esta análise feita por meio de dados da prefeitura municipal, dados cartográficos, vistas aéreas e do entorno, fotos, foi possível fazer um levantamento dos principais aspectos que devem ser considerados para a implantação do projeto como observar o entorno, acessos, edificações existentes e suas tipologias, topografia, legislações, insolação e ventos dominantes, drenagem, etc, dados relevantes para o melhor aproveitamento e inserção no terreno, o que proporciona uma habitação de qualidade e conforto para os moradores.

                                          Vista área – Google.

Caracterização da área - Análise
O terreno está localizado na periferia da cidade de Bom Despacho, cercado em sua maioria por glebas, com poucas edificações existentes no local e acessos, iluminação, mobiliário e serviços urbanos deficientes. Com esse novo loteamento e com a chegada dos serviços urbanos acarretará numa valorização da área e propiciará novos loteamentos nas áreas vizinhas, diminuindo cada vez mais as fazendas que cercam a região que já sofrem pressão do desenvolvimento da cidade.  A vegetação é rasteira e a topografia é em sua maioria bastante acidentada o que ocasiona área inundáveis e a necessidade de uma estrutura que aproveite melhor este relevo para que serviços de corte e aterro no terreno sejam os menores possíveis o que também se tornaria inviável pelo custo da obra. O terreno possui poucas áreas planas e que são mais propícias para a ocupação, mas possui também em outras áreas um solo rochoso e acidentes no terreno, onde se pode observar uma fenda que pode ser uma causa natural por o terreno ter pouca vegetação, ou até mesmo pela ação do homem que em um estudo mais aprofundando do local pode-se considerar que as ocupações vizinhas influem no local. As vegetações com arvores de grande porte são áreas de preservação permanente. O principal acesso se dá por uma única avenida ainda não estruturada e que gerará o principal fluxo do conjunto.


. 
Observações:
A área possui uma meso-estrutura deficiente com implantação de vias desconsiderando a topografia. Antes de ser implantado o conjunto deve ser feito melhorias no sentido de urbanização do local, para que o loteamento seja feito considerando os aspectos físicos e que haja uma integração com o entorno pois observa-se que as áreas estão bem fragmentadas, para que o conjunto não fique isolado.

Análise:
O primeiro aspecto a ser considerado a ser implantar um empreendimento é observar os aspectos físicos e regionais do local, pois cada local e cada demanda são únicos. É preciso uma melhor sensibilidade de projeto para que não continuem sendo feitas habitações de interesse social como vemos atualmente.

Luciana Chrystina Ramalhão
Estudante de Arquitetura e Urbanismo – UNIPAC
6º Período


Nenhum comentário:

Postar um comentário