sexta-feira, 29 de outubro de 2010

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

1 Considerações Iniciais.
A visita técnica com os alunos do sexto período do curso Arquitetura e Urbanismo da Unipac ao bairro Babilônia tiveram a finalidade de um estudo de planejamento urbano, uso e ocupação do solo, conhecendo todo aspecto urbano da área, desde a topografia ate a tipologia arquitetônica das residências. Com a aula pratica obtivemos um conhecimento mais detalhado da área, tornando assim o trabalho que será desenvolvido no bairro Babilônia mais enriquecedor.
                                                                                                                                                                                                                                                                     2 Caracterizações da Área
O bairro Babilônia é composto de uma topografia acidentada, morros e vales, subidas e descidas bem acentuadas, muitas vias sem calçamento, há iluminação. Já a tipologia arquitetônica são casas térreas, e a maioria é lotes que se dividem ao meio construindo duas casas. A vegetação predominante é rasteira possuindo apenas algumas árvores de porte maior. O bairro ainda possui muitos lotes vagos, principalmente os da esquinas, que são lotes ideais para comércios o que ainda é raro por lá. Existe uma área de preservação onde passa um vale, no lugar mais baixo do bairro e quando chove causa inundação.

3 Desenvolvimento da Visita.
A primeira analise que tivemos foi do acesso principal do bairro uma subida muito ingrime, dificultando o assentamento da terra que quando chove causa varias erosões como vimos por lá. Essa rua principal nos deu acesso a uma praça com terreno menos acidentado, onde se localiza no topo do bairro ainda em construção, pois o que se encontra na praça é somente uma estátua de cristo e o seu entorno contem muitos lotes vazios para serem ocupados. Visitamos a área que será implantada o conjunto habitacional, com grandes desníveis e platôs, dificultando a construção.  

4 Observações
Observamos que o bairro se encontra em decadência com a infra-estrutura e a meso estrutura, onde maioria dos moradores é prejudicada pela chuva ou pela poeira, pois quando chovem são ilhados nas partes mais baixas, impossibilitando o acesso, com conseqüência das chuvas causa as erosões formando grande buracos. Um loteamento que deveria ter um cuidado maior devido ter uma topografia muito acidentada.

5 –Análise                                                                                                                           
 A visita técnica nos auxilia na hora de projetarmos, por se tratar de uma topografia muito acidentada com a aula pratica nos ajuda a ter conhecimento em qual tipologia arquitetônica devera ser implantada, evitando os grandes desníveis que o terreno proporciona.    
6 - Fotos: OBSERVAÇAO: Marcao nao consegui postar as fotos, sempre dava uma mensagem "erro de segurança"
Daniele Alessandra 6º Periodo Arquitetura e Urbanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário