segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Considerações sobre a visita ao terreno no bairro Babilônia - Bom Despacho / MG

Tendo como base as informações recebidas em aula, foi possível juntamente com os professores de Estudos Urbanos e PV, assimilar os conhecimentos adquiridos por meio de orientações exercendo a relação teoria e prática. Com a visita também foi possível identificar fatores ambientais que certamente facilitarão melhor desenvolvimento de trabalhos futuros sobre urbanismo.

Características da área:

O terreno visitado está localizado em uma região periférica da cidade de Bom Despacho, cujo crescimento vetorial do município aponta esta região como uma forte candidata a receber recursos.
O Solo apresenta características marcantes e bastante acidentadas, provocando desníveis acentuados e um forte escoamento pluvial é direcionado principalmente para uma área do terreno.

Desenvolvimento da visita:

Foi possível com o auxílio dos professores conhecermos vários pontos do terreno. A visita in loco possibilitou a abordagem de temas como, conhecimento do solo, pavimentação, drenagem, contenção e captação de água.
O projeto previsto para o terreno considera os pontos mais planos como preferenciais para a implantação, que com a visita foi possível conhecer de perto e analisar cada um dos tópicos citados acima.
Cada visitante questionou de forma individual e coletiva fatores relevantes ao processo de implantação do conjunto habitacional.
Foi possível também verificar o entorno do terreno, no qual por pertencer a uma região pouco favorecida e afastada da região central do município ainda encontra-se sem muitos objetos urbanos que seria importante considerar neste relatório. Outro ponto observado foi que em um mesmo terreno encontranos variações ambientais, como por exemplo áreas de preservação ambiental e outras onde há ação do homem que movimenta grande volume de terra numa área cujo tal exercício é ilegal.


Observações:
Após analisar os pontos mais marcantes do terreno, podemos dizer que há várias formas de manifestação espontânea nas construções já existentes no entorno, e tendo em vista a topografia acidentada em certas áreas há dificuldade quanto a elaboração de melhorias de pavimentação, drenagem e novas técnicas construtivas.

CAROLINA DE GOES ELOI
ARQUITETURA E URBANISMO - 6 PERÍODO
UNIPAC - CAMPUS BOM DESPACHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário