CURSO DEARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: ESTUDOS URBANOS II
6 PERIODO 2010.
BANCO DE DADOS – CONTENCAO
Tipo: Muro de pneus ou (muro solo pneu)
Uso: Conter encostas e aterros a fim de evitar desmoronamentos e deslizamentos.
Matéria-prima: O muro para contenção é feito 100% de pneus.
Características funcionais: funcionam como muros de gravidade e apresentam como vantagens a reutilização de pneus descartados e flexibilidade.
Aplicação: Pode ser aplicado nas encostas e aterros que possui riscos de deslizamento e desmoronamento.
Interface com outros sistemas: Os muros de solo pneu é uma estrutura flexível e as deformações horizontais e verticais podem ser superiores as de uma contenção de concreto. Portanto não deve ser usado para conter aterros onde será implantado construções de fundações ou ferrovias.
Manutenção: O pneu não é um material degradável, portanto dispensa manutenção, porém no caso de um acidente (desmoronamento, é só repor os pneus).
Observação: É importante que a face externa do muro seja revestida para evitar o acarretamento do solo de enchimento dos pneus.
Fonte de Consulta: Faculdade de Engenharia – reportagem de estruturas e fundações.
UERJ.
Responsável pela coleta de dados: Alison Cruz – alisoncruz18@hotmail.com
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